quinta-feira, 30 de abril de 2009

A Agricultura

Tomate “Cuor de bue”



Nome Cientifico: Lycopersicum Esculentun
Nome Comum: Tomate Coração de Boi
Nome Popular: Tomate
Família: Solanacear








Origem/ História


O Tomateiro é originário da América do Sul, alguns botânicos atribuem a origem do cultivo e consumo do tomate como alimento à civilização Inca do Antigo Peru, porque ainda persistir naquela região. A sua domesticação terá ocorrido no México onde foi largamente cultivado pelos Astecas.
Foi a partir do México que o tomate foi introduzido na Europa em meados do séc. XVI.
Os primeiros registos da espécie vermelha desde fruto na Europa datam do Ano 1554.

Descrição
Planta herbácea de porte arbustivo e contínuo mas é cultivada como Anual. O porte pode criar entre Erecto e Semipostrado atingindo alturas entre os 0,5 a 2 metros, as folhas são alternas compostas imparipinuladas. O fruto do tomateiro é uma baga pelicular com forma, cor peso variáveis consoante as cultivares. A forma pode ser redonda, alongada, pediforme ou outra. A cor do tomate, quando o fruto está maduro, pode ser amarela rosada, laranja ou vermelha.

Sementeira
Semear as sementes do tomateiro no local definitivo entre Abril e Maio ou em estufa entre Janeiro e Março. A temperatura óptima situa-se entre os 18 c. – 30c.

Crescimento
Rápido/ Médio


Transplatação
As Plantas do Tomateiro devem ser transplatadas com uma altura de cerca de 12 – 15 cm e com cerca de 4m folhas verdadeiras expandidas. As plantações devem ser efectuadas entre Março e Junho

Luz

O tomate exige uma grande quantidade de luz.

Temperatura
Temperatura óptima para desenvolvimento vegetativo dos tomates situa-se entre os 18-25c.

Humidade
Para o tomate de estufa a temperatura situa-se entre os 70 / 80%

Solos

Adapta-se a diferentes tipos de solos preferindo os solos profundos, de textura Franca ou Areno Argilosas e bem drenados. Prefere solos com PH entre 5,5 a 7,0

Resistência
Sensível á queda de geada.

Rega
Regular importante na fase da floração e vigamento dos frutos. O tomate não tolera o encharcamento do solo.

Adubação
Adubo para hortícolas, aplicação em fundo.


Pragas e doenças
Acáros, Afideos, Alfinete, Cicadela. Escaravelho, lagarta do fruto.

Multiplicação
Semente.

Colheita e Pós-colheita
O tomate para consumo em fresco pode ser colhido em qualquer estado de amadurecimento, desde o verde maduro ao, maduro. Os frutos de tomateiro podem ser colhidos com ou sem cálice.
O tomate deve ser conservado no frio a temperaturas entre os 8 – 12c.

Utilização
O tomate pode ser comercializado fresco ou processado, podendo o fresco ser consumido cru ou cozinhado. Quando processado pela indústria pode ser concentrado, enlatado ou desidratado.

Valor nutricional: é um alimento rico em licopeno vitaminas do Complexo A e Complexo B e Minerais. Como o Fósforo e o Potássio, Ácido fólico, cálcio e Frutose. Quanto mais maduro maior concentração desses nutrientes. O sumo de tomate puro servido o sumo de tomate puro, servido com salsa ajuda a dissolver cálculos renais e exerce efeito anticéptico no corpo, neutralizando resíduos ácidos.


Creme de Tomate

Ingredientes
• 700g de tomate maduro
• 1 Cebola grande
• 2 Colheres de sopa de azeite
• 1 Dente de alho
• 1 Ramo de salsa
• 1 Folha de louro
• 1 Litro de caldo de carne
• 4 Colheres de sopa de arroz
• Pimenta
• 1Colher de sopa de manteiga

Confecção

Pique a cebola e aloure-a com o azeite. Junte o tomate sem peles e sem grainhas, o dente de alho esmagado, a salsa e o louro, tape, e deixe estufar durante 5 minutos regue com o caldo de carne e deixe levantar fervura. Junte o arroz e tempere com pimenta.
Deixe cozer durante cerca de 20 minutos retire a salsa e louro e passe a sopa pelo passador ou bata-a no copo misturador. Rectifique o sal. Fora do lume, junte a manteiga restante e sirva tal qual ou guarneça com uma colher de sopa de natas.
Também pode guarnecer a sopa com um ovo escalfado em cada prato, neste caso suprima as natas.


Trabalho Elaborado Por:

Paula Alexandre Pereira

Maria Isabel Andrade