domingo, 21 de dezembro de 2008

MATANÇA DO PORCO


Na nossa região, todas as aldeias durante os meses de Novembro a Fevereiro fazem a matança do porco: tradição que varia de aldeia para aldeia. Não querendo excluir nenhuma aldeia, vamos falar mais especificamente sobre Sortelha e Vale de Espinho porque são as aldeias de algumas formandas e das quais podemos falar melhor.Tanto em Sortelha como em Vale de Espinho, todas as famílias em tempos idos se juntavam um dia logo pela manhã para dar inicio a matança. Como é a altura do ano mais fria nesta zona, os homens da família aproveitavam para matar o bicho com uma boa copa de aguardente antes de agarrar o porco. As mulheres, por sua vez, punham as panelas de ferro ao lume com as couves a cozer para mais tarde fazer as sopas recheadas com pão endurecido e regadas com azeite bem quente, isto em Sortelha. Em Vale de Espinho, ao almoço, serve-se o fígado guisado com batata cozida.
Depois de morto, o porco é aberto e já com o sangue apanhado para fazer as morcelas, dá-se inicio a preparação das mesmas sendo mais uma tarefa das mulheres. Enquanto algumas ficam em casa a preparar a massa para as morcelas, as outras vão para o ribeiro com as tripas já retiradas do porco para as lavarem e posteriormente serem cheias com a massa. Os homens, por sua vez, retiram do porco as febras ensanguentadas da zona do cachaço para as guisarem na panela de ferro e fazerem o petisco deles (que tem o nome de grainha); na aldeia de Vale de Espinho assa-se a carne da barriga (que tem o nome de seventre) para o petisco acompanhado por bom vinho e pão. Depois do almoço, enquanto as mulheres enchem as morcelas e as cozem, os homens jogam as cartas e conversam.

RECEITAS DAS MORCELAS

INGREDIENTES:
Pão (Cemeas grandes partidas finamente);
O Sangue do porco;
Sal;
Cominhos;
Cebola ralada;
Salsa picada;
As gorduras do porco partidas finamente.
Depois de tudo envolvido e preparado enchem-se as tripas do porco com esta massa e cozem-se numa panela de ferro em lume brando para não rebentarem.

Chouriça típica do Sabugal
Ingredientes:
Febras de porco
Colorau
Alho
Sal
Louro
Modo de preparação:
Partir as febras em cubos mais ou menos iguais com alguma gordura. Num recipiente grande juntam-se todos os temperos (colorau, alho moído, louro e sal), as febras e a água até cobrir tudo, de modo a ficar com bastante calda.
Devem ficar nesta calda 3 ou 4 dias, mexendo todos os dias para que as febras fiquem todas com o mesmo sabor.
Passados esses dias estão prontas para encher, em tripa de porco ou de vaca.
BOM APETITE!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sem comentários: