sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Jogos tradicionais
Desde sempre, que os Jogos Tradicionais e Populares, se encontram ligados à natureza, ao lazer e ao clima eufórico da Festa. E nesse espaço essencial de encontro, de cada um com o Mundo e com o Outro, que eles se têm desenvolvido, correspondendo aos desejos de convivência de comunicação, que a vida cinzenta do quotidiano raramente permite. Eles são, por isso, fonte de alegria e prazer, pretexto ingénuo para exibição de perícias e para uma competição empenhada, mas leal. É assim, que os Jogos Tradicionais e Populares, se integram nas raízes culturais dos Povos, constituindo um dos seus traços distintivos, transmitidos às gerações vindouras, corno uma manifestação viva de tradições longínquas seu perfil, contribui para a compreensão do perfil colectivo do corpo social e assumem-se, deste modo, como valor inestimável do património cultural de cada povo. Importa, por isso, que se respeitem na sua essência e se preservem na sua índole, porque, em certa medida, eles fazem parte integrante da nossa própria entidade.

Espaços Naturais

Jogo tradicional do púcaro

È pendurado o púcaro, contendo água, farinha, papelinhos ou outros objectos que, não magoem as pessoas em jogo. É vendado os olhos com um lenço á pessoa que está a jogar, esta com o pau tenta partir o púcaro pendurado numa árvore ou outro sítio.


Jogo do saco

Este jogo tem como tradição, a diversão de crianças e adultos:
Inicia-se com os membros inferiores dentro dos sacos, com um ponto de partida e um ponto de chegada.
Quando uma das equipas chegar em primeiro lugar, ganha o prémio, mas não podendo cair no trajecto.


Matança do galo


A matança do galo é uma tradição usada pelo carnaval, onde arrasta multidões para este evento.
Á sempre uma pessoa de olhos vendados e com um pau na mão, a uma distância de 6/7 metros do local onde se encontra o galo enterrado, apenas com a cabeça de fora.
Sempre que alguém participa nesta brincadeira, paga uma taxa de acordo com o estipulado pelos coordenadores do jogo. Depois do galo morto vai para arrematação onde o dinheiro reverte a favor dos coordenadores da festa.

Trabalho elaborado por, Cristina, Elsa, Adélia, Sílvia

Sem comentários: