quarta-feira, 27 de maio de 2009

A Agricultura

Alface


Lactuca Sativa

Originária do leste mediterrâneo, Afeganistão e Ásia, alface pertence ao género láctua, sendo utilizada na alimentação desde cerca de 500 a.C.

O percurso selvagem da alface moderna, que ainda se encontra em algumas zonas da Europa e Ásia, continha lactuarium, o narcótico semelhante ao ópio, utilizado pelos romanos para induzir o sono depois da refeição. Actualmente são cultivadas em climas temperados e apresentam um vasto leque de variedades (folhas, cores, formas, tamanhos, texturas).

O valor energético é muito baixo e o seu conteúdo em água representa 96% do seu peso relativamente as vitaminas e minerais, destacam-se os carotenos e o ácido fólico.
Como têm um conteúdo moderado de fibra, a alface ajuda a aumentar a sensação de saciedade durante uma refeição e, assim, diminuir o apetite e a quantidade de alimentos consumidos, além disso, como têm um baixo valor energético pode ser consumido sem grandes restrições.
A alface é uma planta herbácea comestível.É uma hortaliça anual de seiva leitosa ,tipicamente de inverno. Em geral a colheita é feita entre 50 a 70 dias após a semeadura. As plantas não devem apresentar nenhum indicio de florestamento,

Pois tornam-se impróprias ficando amargas.
Nome cientifico: lactua sativa
Nome popular: Alface
Família: Asteracease
Divisão: Angiospermae
Origem: Leste do mediterrâneo


Ciclo de vida: Anual
Medicinal
Indicações: insónia, nervosismo, agitação, conjuntivite, problemas gastró-intestinais, gases, reumatismo.
Propriedades: Calmantes, sedativas, antiácidas, anti-reumatismo, calmante do estômago, diurética, eupéptica, laxante (leve).
Partes usadas: folhas raízes e seiva.

Sopa de Alface Portuguesa

700 gr. de batata
1Cebola
2 dentes de alho
1 alface
60 gr. De vaqueiro com azeite
1,7 l de água
Sal q.b

Preparação

Descasque as batatas e a cebola, corte em pedaços, esmague os dentes de alho e tire-lhes a pele. deite as batatas a cebola e os alhos numa panela.
Separe as folhas de alface e lave-as em água corrente. Reserve as mais tenras e deite as restantes na panela, junte o vaqueiro com azeite e água. Tempere com sal e leve a cozer, sobre lume moderado.
Corte as folhas de alface reservadas em juliana fina, deite num coador e passe em água fria.
Quando as batatas estiverem cozidas, triture a sopa com a varinha mágica, junte a juliana de alface, rectifique o sal, se necessário e leve de novo ao lume. Deixe cozer até a alface ficar tenra.


Trabalho Elaborado Por:
Claudina Doninelli
Nazaré Pestana

Sem comentários: