sexta-feira, 1 de maio de 2009

A Agricultura

Solanum tuberosum



Família
: Solanacear
Sinonimo Botânico: Solanum Andigenum
Nomes Populares: Batata-Primor

Propriedades Medicinais: Ciática, gota, hematoma, inflamação, luxação, queimadura, picada de insecto.

Origem/ História
A Batata é nativa da América, mais especificamente da região dos Andes, e é cultivada à mais de 7000 anos. Na Europa a sua chegada aconteceu perto de 1520. Hoje a Batata é a terceira cultura mais importante com fonte de alimento no mundo, sendo apenas superada pelo arroz e trigo.

Características:
A batata é um tubérculo bem protegido por tecido termal (casca) com pouco volume gasoso e alta firmeza, estas propriedades conferem à batata uma certa protecção à perda de água.
A batata para consumo é colhida com os ramos secos. Se a batata for colhida precocemente antes de completar a formação dos tubérculos ocorre uma perda de produtividade.

A produção nacional é deficitária nomeadamente em batata de conservação, no entanto é feita exportação para o Reino Unido, Países Baixos e França.
Existe uma forte presença de batata de semente importada proveniente de França, Escócia, Irlanda, Países Baixos e Alemanha.

A Batateira (Solanum Tuberosum) pertence à família das solonaceas e é uma importante cultura no nosso país, onde se calcula que anualmente sejam cultivados cerca de 10.000 hectares. Quando à altura da produção a batata é dividida em batata primor e batata de conservação concentra-se essencialmente nos concelhos de (Chaves e Bragança), Trás-os-Montes, Povoa de Varzim e Vila do Conde entre Douro e Minho e Aveiro.
Os períodos decorrem entre Outubro e Fevereiro, (Trás-os-Montes), Abril e Agosto (Entre Douro e Minho), Junho e Dezembro (Aveiro),

A principal zona de cultivo da (batata-primor) é Salvaterra de Magos (Ribatejo) apesar de ser cultivada em todos os Concelhos acima mencionados. O seu período de cultivo vai de Março a Junho.

Doença
Míldio, Alternariose.

Pragas
Insectos do solo, Escaravelho, Afideos.


Sopa de Tomate e batata
Ingredientes
• 600gr de tomate maduro
• Sal
• 800gr batata
• 200gr toucinho entremeado
• 1 Colher de sopa de banha
• 2 Cebolas
• 1 Folha de louro
• Salsa
• Pão de véspera


Confecção:
Corte o toucinho em folhas e derreta-o numa caçarola com a banha. Junte as cebolas descascadas e cortadas em meias luas e o louro. Refogue um pouco até a cebola começar a alourar. Junte o tomate cortado, depois de limpo de peles e sementes e temperar de sal.
Refogue de novo até apurar. Junte água suficiente para a sopa cerca de um litro e ½ e deixe ferver durante 10 minutos, com a caçarola tapada.
Adicione as batatas, descascadas e cortadas ás rodelas, e um ramo de salsa. Cozinhe até as batatas ficarem macias.
Rectifique de sal. Corte fatias de pão e disponha do fundo de uma terrina.
Deite a sopa a ferver por cima. Sirva passado 5minutos.

Trabalho Elaborado Por:

Paula Alexandre Pereira

Maria Isabel Andrade

Sem comentários: