sexta-feira, 1 de maio de 2009

A Agricultura

Ervilha

Ervilheira
Classificação Científica
Reino:
Plantae

Divisão:
Magnoliophyta

Classe:
Magnoliopsida

Ordem:
Fabales

Família:
Fabaceae

Género:
Pisum

Espécie:
P. Sativum

A ervilha (Pisum sativum) é uma planta (legume) da qual existem mais de duzentas variedades, e de suas vagens são extraídos diversos tipos de grãos que constituem excelente alimento. Em algumas regiões de alguns países é costume utilizar os grãos e as vagens no alimento, quer na forma de sopa (grãos ou vagem) ou como salada (grãos ou vagem), pois se constituem em uma fonte de fibras.

A planta

Chamada de Ervilheira tem a sua origem na Ásia Central e na Europa. Produz ervilhas rica em vitaminas K1, C, B1, A e B6.

Tipos
Existem dois tipos de grãos, os lisos e os rugosos; o primeiro é menor e mais resistente, amadurecendo antes do outro. Este, no entanto, é mais apreciado por ser de maior tamanho e mais doce. As ervilhas são alimento de fácil digestão, e podem ser conservadas secas ou enlatadas. A planta é uma trepadeira de folhas compostas terminadas em gavinhas.

Variedades
Com a introdução, adaptação e desenvolvimento de tecnologia de produção de ervilha no Planalto Central, o Brasil reduziu sua importação em 70% nos últimos 20 anos. Nesse período, a Embrapa lançou diversas variedades de ervilha com resistência a doenças. Também colocou no mercado as quatro primeiras cultivares brasileiras específicas para congelamento. Esse produto é 50% mais proveitoso que a ervilha verde importada. Sua produção veio suprir a demanda pelo produto para consumo in natura ou congelado.
A Embrapa também desenvolveu a ervilha Axé, um derivativo da ervilha verde, desenvolvida especialmente para a agro-indústria - grãos verdes enlatados e grãos congelados, apresentando maior produtividade em relação as existentes actualmente no mercado.

Origem/História: A ervilha, juntamente com a lentilha, grão-de-bico, trigo e cevada, foi das primeiras plantas a serem domesticadas. A ervilha foi domesticada no Próximo Oriente (Turquia, Iraque), no início do Neolítico. Esta espécie já é cultivada desde há pelo menos, 9000 anos. Após a domesticação, a ervilha foi dessiminada pela Europa, Ásia Central e Oriental. A ervilha desempenhou um papel importante na alimentação na Europa medieval, na forma de grão seco, tendo o consumo das sementes imaturas ocorrido pela primeira vez por volta do séc. XVI, mas só no séc. XIX assume um papel importante. Esta espécie foi utilizada como material biológico por Gregor Mendel nos trabalhos que levaram á formulação das leis da hereditariedade (Leis de Mendel), que viriam a dar origem á disciplina da Genética.
Descrição: Planta herbácea, anual, com sistema radicular aprumado, superficial, com nódulos fixadores de azoto atmosférico, como é característico da maioria das espécies desta família. O caule é cilíndrico, ramificado e não é volúvel como por exemplo nos feijões. A Ervilha agarra-se aos tutores através de gavinhas. A altura da planta pode variar entre os 0,25 e 3m, dependendo das cultivares. As folhas são compostas, com 2 a 3 pares de folíolos e 3 a 5 gavinhas na extremidade. São de inserção alterna e podem ter diversas formas. As flores são isoladas, agrupadas aos pares ou em trios. O fruto da Ervilheira é uma vagem de forma e dimensão variáveis.

Sementeira: Em geral, as sementes de Ervilhas cultivam-se em local definitivo desde o início da Primavera até meados do Verão e numa segunda época de meados do Outono ao seu final. Em Portugal e em todo o Hemisfério Norte nos meses de Março, Abril, Maio, Junho e Julho e no Outono nos meses de Outubro e Novembro.

Temperatura: Prefere climas frescos mas não demasiado frios, embora esteja bem adaptada a climas temperados e húmidos. A temperatura média óptima para o seu desenvolvimento situa-se entre os 13 e 18 Cº.
Luz: Boa luminosidade.

Solos: Adapta-se a diversos tipos de solo. Prefere os solos bem drenados e de textura média. Evitar os solos pesados e mal drenados, assim como os arenosos. O pH óptimo situa-se entre os 6,0-6,5 para os solos arenosos e entre os 7-7,5 para os argilosos.

Resistência: Tolera geadas moderadas durante a fase vegetativa.

Rega: Ocasional a regular dependendo da pluviosidade da região.

Adubação: Adubar com adubo rico em fósforo e potássio. Aplicar algum adubo rico em azoto no arranque da cultura.

Pragas e doenças: ácaros, afídeos, escaravelho da ervilha, gorgulho, larvas mineiras, mosca branca, mosca das sementes, traça das ervilha, tripes, nemátodes, alternária, antracnose, ferrugem, fusariose, míldio, oídio, murchidão das plântulas, podridão branca e cinzenta, septoriose.
Multiplicação: Semente.

Utilização: A ervilha pode ser cultivada pelas suas sementes secas, imaturas ou pelas vagens imaturas. As plântulas de ervilha ou rebentos também são consumidas. Podem ser consumidas na forma de enlatados, congelados, grãos secos ou em verde. Pode ser utilizada em sopas, saladas, em vários pratos de carne e peixe e noutros preparados culinários. A principal utilização da ervilha nos países industrializados é como fonte de proteína na preparação de alimentos para animais. A ervilha é rica em proteína, cálcio, fósforo, ferro, potássio, vitaminas A e C.


Ervilhas com ovos escalfados
Ingredientes
Ervilha fresca ou congelada: 2,5 a 3 kg
Ovo: 4
Alho: 1 dente
Cebola: 2
Margarina: 2 colheres de sopa
Azeite: 1 colher
Tomate: 1
Salsa: 1 ramo
Chouriço: 1
Presunto: q.b.
Louro: q.b.
Pimenta: q.b.

Preparação
Descasque as ervilhas das vagens, caso estas sejam frescas.
Aloure uma ou 2 cebolas com o dente de alho migado, margarina e azeite. Adicione um tomate cortado aos cubos, um ramo de salsa e louro atados e deixe refogar. Adicione as ervilhas e 2l de água quente, as rodelas de chouriço e bacon. Tempere com uma pitada de pimenta. Deixe cozer. Abra alguns espaços no recipiente e coloque em cada, um ovo. Tape e deixe escalfar.

Sugestões
Não fica mal com uma salada a acompanhar.
Sopa de Ervilhas com Hortelã
Ingredientes:
3 Colheres (sopa) de manteiga
1 Cebola média picada
3 1/2 Xícaras de caldo de galinha
1 Batata grande, cortada.
3 1/2 Xícaras de ervilhas congeladas
3 Colheres (sopa) de salsa picada
3 Colheres (sopa) de folhas de hortelã picadas
1 Xícara de água
1/2 Colheres (chá) de pimenta-do-reino
1/4 de xícara de creme de leite batido levemente

Preparação:
Em uma panela grande, derreta a manteiga em fogo médio. Cozinhe as cebolas por 3 minutos, até começarem a ficar macia. Adicione o caldo de galinha e as batatas. Leve para ferver. Tampe de reduza para fogo baixo. Cozinhe por 10 minutos, até as batatas cozinharem. Adicione as ervilhas. Ferva sem tampar por 3 minutos, até as ervilhas ficarem macias. Adicione a salsa e a hortelã. Coloque a sopa num processador e triture. Volte à sopa para a panela. Acrescente a água e tempere com pimenta. Cozinhe em fogo médio por 3 minutos para pegar gosto. Enfeite com creme de leite e sirva. Rende 4 porções.


Trabalho Elaborado Por:

Carine Marisa Nicolau
Amélia Martins Gonçalves

Sem comentários: