quarta-feira, 6 de maio de 2009

A agricultura

Abóbora



ORIGEM E A HISTÓRIA
Todas as espécies cultivadas do género Cucurbita, no qual se incluem as abóboras e aboborinhas, tiveram origem na América, encontrando-se entre as espécies de domesticação mais antigas naquele continente. A maioria das espécies do género teve origem no México e a sua domesticação ocorreu, de forma independente, neste país e na região Este dos E.U.A. Esta espécie era um ingrediente fundamental da alimentação dos Maias, há dez mil anos, sendo mais tarde introduzida na Europa.
Este vegetal possui elevado valor nutritivo contendo grande quantidade de vitamina A, fundamental para uma boa visão, saúde da pele e mucosas, evitando infecções, mas também auxilia o crescimento.
Contém ainda uma vitamina B cujo função é evitar problemas de pele, do aparelho digestivo, do sistema nervoso e reumatismo.
Possui sais minerais como cálcio e fósforo, essenciais na formação dos ossos e dentes, músculos, coagulação do sangue e transmissão de impulsos nervosos.
A abóbora é indicada para pessoas de todas as idades por ser de fácil digestão. É também um laxante suave e um diurético, e é aconselhado na recuperação de doenças agudas do aparelho digestivo, especialmente inflamação dos intestinos. A abóbora contém três das substâncias vegetais de maior acção anti-cancerígena comprovada: vitamina C e fibra vegetal. Não é fácil encontrar num só alimento estes três factores de grande eficácia preventiva contra o cancro.
Outro elemento interessante neste legume é a sua flor, muito apreciada no México. Possui um delicado sabor e, do ponto de vista nutritivo, oferece fibra vegetal e uma pequena quantidade de hidratos de carbono.
É particularmente rica : em vitamina A , substâncias de poderosa acção antioxidante que desempenham funções muito importantes na prevenção da arteriosclerose e do cancro.



FAMÍLIA
A abobrinha, ou courgette (Cucurbita pepo L.) é um fruto pertencente à família cucurbitáceas, assim como a melancia, o melão, o pepino e a moranga. Pertence ainda ao género das abóboras e costuma-se colher ainda verde.
Originou-se no continente americano, do Peru até sul dos vitaminas do complexo B e possui poucas calorias.

Curcubitacea é uma família de plantas de haste rastejante, frequentemente com que reúne cerca de 750 espécies entre as quais várias domesticadas e de grande importância para o homem tais como abóbora, melão, melancia, bucha, abobrinha, pepino, etc.
A maioria das plantas desta família morrem depois de se reproduzirem.
Para a botânica é a categoria de maior importância. Quando está interessado em classificar um material botânico procura-se conhecer a sua família. O nome da família é constituído pelo radical do nome do gênero de maior representatividade de espécies da família a que pertence.

RAÍZ, CAULE, FOLHA E FRUTO
Raiz, absorve sais minerais dissolvidos em água, constituindo a seiva bruta.
Caule, conduz a seiva bruta para todas as partes do vegetal.
Folhas, realiza-se a fotossíntese, pela qual a seiva bruta é transformada em seiva elaborada, que é o verdadeiro alimento dos vegetais.
A planta elimina água em forma de gotículas. Esta função denomina-se sudação, e também elimina água em forma de vapor, chamado de transpiração.
Flores, órgãos sexuais das plantas, e por meio deles que se originam os frutos e as sementes.



CLIMA E SOLO
As abóboras são plantas de clima quente, preferindo temperaturas de 20 a 27°C, e não resistem a temperaturas abaixo de 10°C. adaptam-se a vários tipos de solos, mas preferem os de textura média, bem drenados, leves e de boa fertilidade. O pH varia entre 5,8 e 6,8. Temperaturas amenas e dias curtos estimulam o desenvolvimento de maior número de flores femininas.

desenvolve-se bem nas épocas quentes (temperatura na faixa de 20 a 35ºC). O calor excessivo queima os frutos e o frio prejudica a germinação de sementes e o crescimento da planta
abóbora - menina é comercializada ainda verde , com 25cm de comprimento (cerca de 380g de peso). A colheita inicia-se aos 75 dias até a maturação dos frutos.

Características da planta: caule rastejante, e raízes adventícias. Apresenta folha, de coloração verde-escura e com áreas prateadas. O produto de importância económica são os frutos, que podem ultrapassar 50 cm de comprimento e, dependendo da variedade, apresentam formato achatado, alongado. Podem ser consumidos verdes ou maduros.
Características da Flor: apresenta flores masculinas e femininas separadamente de tamanho relativamente grande e coloração amarelo. As flores femininas possuem o ovário bem destacado, antecipando o formato do fruto.
Armazenamento: Os frutos podem ser guardados em armazens arejados, por tempo determinado, até sua comercialização.
Detalhes:
• Não aplicar defensivos no período da manhã para não prejudicar a actividade dos insectos polinizadores, principalmente, as abelhas.
• Irrigar um dia antes da sementeira e 1 a 2 vezes/semana até o início da maturação dos frutos. Por infiltração: os sulcos devem ser preparados com declividade de 0,2 a 0,5%. Por aspersão: evitar o período da manhã durante o florescimento, para não molhar e inviabilizar o pólen.
• Iniciar entre 90 e 120 dias o plantio, para as abóboras híbridas, e entre 120 a 150 dias para as demais.


POSSIVEIS RECEITAS ALIMENTARES
Sopas
Ingrediente Principal: Abóbora

Abóbora: 900 gr
Manteiga: 50 gr
Cebola: 1
Batata: 4
Alho: 1 dente
Caldo de legumes: 3 chávenas de chá
Sal: q.b.
Pimenta preta: q.b.
Estragão: Alguns galhos
Leite: 2,5 chávenas de chá
Limão: 1 colher de chá
Nata: q.b.
Preparação
Derrete-se a manteiga num tacho. Junta-se uma cebola grande, cortada às rodelas, e deixa-se cozinhar até ficar macia. Junta-se a abóbora, descascada e cortada em cubinhos, as batatas e o alho. Tapa-se e cozinha-se até a abóbora ficar macia. Se necessário, junta-se um pouco de caldo. Uma vez a abóbora cozida, deita-se o caldo no tacho, tempera-se e junta-se o estragão fresco. Deixa-se ferver e cozinha-se mais dez minutos. Tira-se do lume, deixa-se arrefecer e reduz-se a puré.

Sem comentários: